Quem aí lembra do “Sorvete colorê”? Sim, o es-co-lhi-do foi voOOooo-cê!
Humildemente chegou aqui depois desse tempão propondo cores pra vocês. Participei de uma capacitação com a Coral Tintas, que teve como convidada a Thalita Carvalho (@casadecolorir) que já participou do Decora GNT, teve seu pópriu programa “Mais cor por favor” no mesmo canal e é uma assumidade em cor quando estamos por aqui por Terra Brasilis.
E pra incentivar o colorê nos nossos espaços, vamos de quatro – calma – Coooooatro combinações de cores muito sofisticadas umas mais, outras menos populares no nosso país, e também falarei sobre a comunicação que as cores fazem conosco.
Mas antes de tudo, vamos reviver aqui o momento do drink do dia? E eu preciso fazer uma ode a este mês e celebrar o quentão né?
Vou começar com calma, uma mistura de branco e mostarda.
O branco, uma das cores mais presentes nas paredes dos brasileiros, transmite simplicidade, frescor, limpeza e representa pureza e simboliza abertura.
Agora segura na minha mão, que eu vou falar de uma combinação que é uma vertente muito forte pra arriba do equador, e que devagarinho está chegando por aqui: Azul marinho e laranja. Não, você não leu errado. Apesar do marinho ser um tom mais específico a mistura dele é mais livre. Pode pensar neste tom quente – um dos preferidos da patroa – de forma mais ampla. Desde os couros caramelo, passando pelo terracota e alcançando o tom de ferrugem.
Os laranjas são energéticos, geram entusiasmo, simbolizam felicidade e vitalidade proporcionam ambientes amigáveis e convidativos. Não precisa pintar a casa inteira de marinho e colocar sofás e poltronas ferrugem, ok? Pode ser algo mais sutil, como um ambiente neutro e quadros em azul e laranjas.
Rosa claro e verde esmeralda.
Sei bem que o carnaval já passou, contudo acredite, é muito elegante usar estes matizes na sua casa.
Rosados são românticos, estimulam criatividade, alegria e criam uma atmosfera de receptividade e acolhimento. Se você por exemplo gosta de plantas, o próprio verde da natureza já compõe com uma parede ou algum detalhe em rosinha.
Promete que não briga comigo? Vamos agora de ameixa e verde-azulado.
O ameixa é um roxo avermelhado e quando falamos dos vermelhos, é só paixão, energia e até um aumento de circulação sanguínea, um local com energia alta e estímulo.
Espero que você tenha gostado e já sabem né? qualquer dúvida é só deixar nos comentários.
Bença!
Tenho um baita bloqueio com amarelo e terracota, nunca fiz minha análise cromática, mas tenho certeza que esses dois não estão na minha cartela. Kkkkkkkkkkkk
Pra mim o terracota na decoração é no máximo em um filtro ou vasos de barro. Não sei pq, mas não me agrada.
Hey Fran!
Provavelmente não vai estar na sua paleta mesmo. A gente acaba intuitivamente se gostando mais nas cores que estão na paleta.
Eu gosto do terracota pontuado também, uma parede de tijolinho, uns vasos como você disse… o filtro eu já não teria, HAHAHAHA
Mas saindo do terracota e indo pros caramelos, um sofá de couro cor de whisky acelera meu little heart…
Desde que não seja reclinável/retrátil.
Obrigado por ler a gente!
beijão!
Lelo, porque o sofá de couro whisky não pode ser reclinável retratil? Obrigada
Eu acho eles muuuuuito feios. Sei que é confortável e tudo mais, mas para uma sala que é de estar, ou que faz a dupla função de estar e TV é muito dificil achar um que eu me agrade… e quando eu acho, geralmente é metade do valor de um apartamento. hahaaha
Na minha casa não tem uma sala separada pra tv, preciso de um que seja mais bonito e como eu tava respondendo pensando no que eu quero adquirir, acabei restringindo eles.
Obrigado por ler o fufu e por participar comentando.
Bejoka!
Eu goxxtei de tudommm!
O azul marinho com laranja é o auge. E amei mais ainda o toque verde musgo da almofada no exemplo da sala! ❤️
Zabençoe, tio!
Eike delícia Michele!
Confesso que eu escrevi a matéria com preocupação do quesito aceitação do pooooobleeeco… tanto que na rede das falsidades eu divulguei com as imagens mais simples, HAHAHA
Obrigado por ler a gente no fufu!
Beijão!
Amei todas as propostas, mas azul e laranja ganham meu coração.. Parabéns Lelo, adoro seu trabalho
Bem vinda Thais, e obrigado pelo carinho.
Beijão!
Amei as combinações com amarelo mostarda e azul + laranja. Tudo devidamente incluso na minha cartela (mas em tons fechados)…. rs
Só que, como boa carioca que sou, não consigo pensar em verde + rosa em nenhum tom… hahahah
HAHAHAHA Tem essa demanda carnavalesca aí Priscila, e apesar de eu simpatizar com Portela e Salgueiro,
consigo gostar de verde e rosa em alguns lugares. Curiosamente eu tenho pavor de vestir rosa.
Obrigado por ler o Fufu e participar com a gente.
Beijão!
Adorei as combinações sugeridas… muito lindas!!
Hey Renatildes!
Obrigado por estar conosco, lendo o Fufu e comentando.
Beijok!
Lelo, meu querido
Eu topo todas essas combinações (ok, a que tem esse rosinha barbie é um pouco mais sofrida pra mim, porém aturo se entregar esse verdão maravilha), mas preciso aprender a funcionar nos ambientes MUITO menores que minha humilde residência tem. Minha vontade é colocar uma parede com cor (forte) em cada cômodo. Será que rola? Beijos
Greice, eu gosto de paredes com cor pra serem usadas como “ponto focal”.
Apenas tome cuidado com a relação entre as cores, pra não virar apenas um arco íris que não
tenha conexão entre o “todo” da casa.
Obrigado por ler o Fufu e participar com a gente comentando.
Beijão!
Lelo, ape muito escuro, que não bate sol nenhum horario do dia e consequentemente bem gelado! Tem dicas para melhorar o ambiente? bjossss
Pri, vai parecer estranho, mas testa aí:
Tente ventilar o apto, especialmente nos momentos mais quentes do dia, o ar “parado” tende a ficar mais frio ainda (vide corredores de prédios).
Quanto a luz natural, espelhos ajudam a “refletir” e dar uma animada, porque o ambiente onde não entra sol é realmente difícil.
Cores claras, e talvez um tom mais brilhante e revigorante na decoração também trarão conforto visual (amarelos, laranjas, vermelhos).
Outra questão que proporciona conforto psicológico são texturas. Tapete de pêlo alto, almofadas em tricô/crochê, cortinas de linhão,, uma poltrona no tecido que está numa super moda no momento que é o bloucle (parece uma ovelhinha) e sempre dá pra trabalhar uma mantinha no sofá pra efetivamente aquecer os pezinhos. Dependendo da sua região, vale investir numa lareira etílica ou um aquecedor elétrico. Aqui nosso apartamento pega bastante sol, mas o banheiro tem a janela para um shaft, então usamos nos períodos mais frios aquecedor elétrico para ajudar a secar a umidade depois do banho.
espero ter ajudado, beijão e obrigado por ler a gente no Fufu.