Futilish

Dormindo BEM!

Tá aí uma coisa que não faço há muito tempo… Muitas vezes por minha culpa mesmo (a pessoa aqui virou a promoter das baladas de BH né?) mas mesmo quando não saio e chego tarde, tenho grande dificuldade para dormir. Ontem mesmo, por exemplo, só fui pegar no sono as 3 da manhã. E acordei as 6… dormi mais um pouco mas fui pingando de hora em hora até levantar as 8.

Obviamente que a falta e/ou a privação do sono atrapalha em muita coisa: a gente perde a concentração, fica cansada durante o dia, não rende, a pele fica ruim, e a aparência, horrível. Não é a toa que o “sono da beleza” realmente existe e tem que ser de 8 horas. Outra coisa, a privação do sono aumenta o stress, o que aumenta o cortisol no sangue, e isso desencadeia perda de massa muscular e aumento de peso, principalmente na região abdominal. (“O cortisol alto também pode indicar uma doença chamada Síndrome de Cushing, que gera sintomas como aumento rápido do peso, com acúmulo de gordura na região abdominal, queda de cabelo e pele oleosa.”) EITA!!!! Me descreveu aí! Ou seja, TEM QUE DORMIR DIREITO!

Eu tava tão agoniada com isso que fui numa especialista em sono aqui em BH e até passei uma noite na clínica, onde avaliaram meu sono. Fiquei cheia de fios a noite inteira, claro que tive que tomar algo para adormecer (ela autorizou) e assim conseguimos ver que meu sono é “picado” e cheio de “eventos”. Acordo, durmo, mexo muito as pernas, respiro mal, ou seja, não descanso pra valer.

DAÊ que ela me deu um belo puxão de orelha, ao saber da minha vida louca e corrida, e disse que eu tinha que ter RITUAIS para dormir.

Como assim dotôra???

E ela me falou de uma tal HIGIENE DO SONO. Logo pensei, como vou lavar meu sono? kkkk Mas não é bem isso… ou é!

Do que se trata: é uma rotina para se preparar para ir dormir. Não é chegar da balada as 5 da manhã e se jogar na cama de roupa e tudo. Não é deixar a cama desarrumada e quando chega em casa, só por a camisola e deitar. É tipo assim:

 

Enfim, essa é a tal Higiene do Sono. E minha médica também me disse que hoje em dia muito se questiona o poder dos remédios para dormir. Eles vão fazer você pegar no sono sim, mas não tratam a causa. Ela me disse que atualmente os especialistas em sono estão muito mais focados em melhorar a qualidade do sono por vias naturais, criando essas rotinas do que com remédios. É uma boa tentativa, vários casos de insônia estão melhorando muito apenas com a disciplina na hora de dormir.

 

Sair da versão mobile